sábado, 12 de abril de 2008

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Textos Enviados pela prof. Leda

Turma os textos enviados pela Leda estão no email, é só acessear o gmail antes do blogger.

Ângela e kim.





1º RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV



Hoje, 09 de abril de 2008, demos inicio ao estágio supervisionado IV propriamente dito na escola, a proposta já vinha sendo discutida nos bastidores, mas a partir dessa data nos comunicamos com a diretora da escola Flávia Rosa Bezerra como que seria o desenvolvimento do estágio e os processos de construção de um dossiê, contando as referencias textuais e imagéticas da escola, comunicamos também sobre algumas atividades propostas para o 2º semestre do estágio IV, que será usada a escola como espaço incubador e fomentador de ações pedagógicas envolvendo professores convidados da rede pública num total de 6 professores, sendo 3 da rede pública e 3 do Pequeno Príncipe, para dialogar sobre assuntos pertinentes as propostas do estágio.
Chegamos à escola bem cedo, por volta das 7h da manha. Tirei algumas fotos da sala de artes e convidamos a diretora da escola para uma conversa sobre a possibilidade de desenvolver nosso estágio no espaço da escola. Explicamos que a proposta do estágio não esta fechada e que estaremos construindo a proposta durante o semestre em dialogo com o espaço escolar. Dissemos de nossa preocupação com a formação do professor de arte e que não existi dentro da FAV um espaço ou disciplina destinada a discussões do tema ensino de arte e meio ambiente. A idéia inicial é construir u dossiê da escola, com levantamento de dados e imagens.
Colocamos também que devido a impossibilidade de desenvolver o estágio na escola, por ser particular, e que a UFG, por ser pública, precisa dar respostas ao ensino público, a professora Leda nos deu a seguinte possibilidade de resolver esse impasse. Seria de transformar o espaço do P.P.* um lugar de dialogo entre professores do ensino público e professores do P.P. e nesse dialogo produzir/desenvolver uma ação educativa com esses professores.
Diante dessas colocações, perguntamos à Flávia da possibilidade de estagiarmos na escola e ela disse “tudo o que vocês dizem é totalmente possível” e que nosso estágio na escola seria “uma forma de contribuir, porque se nossa escola pode ajudar no projeto, porque não dividir com outras escolas, claro que é possível acontecer o estágio aqui dessa forma como vocês me relataram”.
Também fizemos o convite para a Flávia e sua mãe, Dona Arlete, para participar da nossa aula na terça-feira e contribuir para o que for necessário. Ela agradeceu de disse que gostaria de participar. Agora podemos começar a construção do dossiê e fazer os levantamentos necessários.
Durante a semana a escola promove a feira do livro, onde os alunos participam visitando a feira, pesquisando autores, produzindo ilustrações, desenhos e mini-livros. As professoras desenvolvem junto com os alunos projetos de incentivo à leitura onde acontece o troca-troca de livros entre os alunos. Visitamos a feira e fotografamos.







Nota
P.P.* : Pequeno Príncipe


Ângela e Kim.

domingo, 6 de abril de 2008

convites defesa Najla e Palestra sobre HQ


CONVITE
Palestra:
A imagem como informação: O caso HQ: para um reconhecimento de sua importância à cultura visual, como mecanismo de educação da mente triádica
Segunda feira 07 de abril de 2008
14 horas
Auditório da Faculdade de Artes Visuais
Palestrante: Gazy Andraus
Esta palestra se destina a que se reconheça a informação da imagem desenhada, em especial nas histórias em quadrinhos (HQ), como fator preponderante do exercício mental criativo, aprendendo e apreendendo conceitos interdisciplinares existentes nos conteúdos pan-visuais desses veículos artístico-comunicacionais também chamados de 9a Arte, cuja estética se encontra imbuída de plena linguagem própria e de design criativo. A imagem incide no hemisfério direito do cérebro, enquanto que a informação escrita fonética racional atua no esquerdo. Tais respostas referem-se principalmente à formatação de valores humanos em mutação atualmente, além de possibilitar novos paradigmas científicos, o que imbricam em novos fundamentos para uma educação atualizada à consciência humana, e não apenas cartesiana, mas sistêmica, integrativa, considerando-se a interdisciplinaridade no ensino, inclusive universitário.
Para tal, haverá amostragem de HQ autorais, bem como revistas, álbuns e fanzines, demonstrando-se elementos estéticos e de design variados encontrados em quadrinhos do mundo inteiro, auxiliando na ampliação cultural (multiculturalidade e cultura visual), imagética e conceitual dos que assistirem à palestra.


identificação do ministrante e autor:

Gazy Andraus – Professor da UNIFIG; Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (tese premiada pelo HQMIX 2007, como melhor de 2006), Mestre pelo curso de Artes Visuais no IA da UNESP/SP e arte educador pela FAAP/SP, autor de HQ fantástico-filosófica e fanzineiro.