sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Eu + o tempo: Valdson Ramos

Galera reunida na exposição Eu + o tempo
do nosso querido amigo Valdson Ramos.
Dia 14 de agosto 2008 na Galeria Antônio
Sibasolly em Anápolis.
Uma das obras
O Detalhe
A performance
O Artista
Lucubrações
O tempo.... Que tempo?


Performance

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

18º ConFAEB 2008

Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil -
18º ConFAEB 2008*,
Universidade Regional do Cariri – URCA, Ceará,
está com chamada de trabalhos aberta entre 23/06/2008 a 18/10/2008.


Inscrições e informações: http://www.urca.br/18confaeb/

*DATAS IMPORTANTES:*

23/06/2008 a 31/08/2008 - inscrições de comunicações, relato de experiência;
01/09 a 19/09/2008 - avaliação dos trabalhos pelo comitê científico
20/09 a 23/09/2008 - envio de cartas de aceite aos inscritos selecionados;

*TEMAS DAS COMUNICAÇÕES E RELATOS DE EXPERIÊNCIA:*

01. Formação de Professores de Artes
02. Formação Continuada e Mediação Cultural
03. O Ensino do Teatro na Educação Básica e no Circo
04. O Ensino da Dança na Educação Básica
05. O Ensino da Música na Educação Básica
06. O Ensino das Artes Visuais na Educação Básica
07. Ensino das Artes e Interdisciplinaridade
08. Ensino de Arte: transdisciplinaridade e inclusão
09. Currículo e Avaliação no Ensino de Arte
10. Ensino de Arte e Tecnologias
11. História do Ensino de Arte no Brasil
12. Arte/Educação Popular
*

VALORES DAS INSCRIÇÕES:**
PARTICIPANTES COM TRABALHO INSCRITO
*Categoria*n*Valores (R$)*
Professores das redes de ensino 50,00
Alunos de Graduação 50,00
Estudantes de Pós-Graduação 80,00
Pesquisadores das IESs 100,00

*PARTICIPANTES SEM TRABALHO INSCRITO*
*Categoria* *Valores (R$)*
Ouvinte 70,00

COMISSÃO EDITORIAL*
Fábio José Rodrigues da Costa (URCA)
Roberto Marques (URCA)
José Eldo Elvis Pinheiro Morais (URCA)
Jurema Sampaio-Ralha (Revista Digital Art& - ISSN 1806-2962 -
http://www.revista.art.br) Inscrições e informações:
http://www.urca.br/18confaeb/

Inscrições e informações: http://www.urca.br/18confaeb/

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

OFICINA:JOGOS PEDAGÓGICOS E PRÁTICA PEDAGÓGICA

A FACULDADE DE ARTES VISUAIS-FAV recebe o professor Marcos Pinheiros radicado em Portugal para ministrar a oficina PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA voltada para a formação de professores de artes (várias linguagens) especificamente preocupada com a educaçao infantil.

OFICINA

PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA: JOGOS PEDAGÓGICOS E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Ministrante: Professor Marcos Pinheiros

CONTEÚDOS DA AÇÃO.

· DESENVOLVIMENTO DA: ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO, COORDENAÇÃO, RELAÇÃO, IMAGINAÇÃO, INTUIÇÃO, ETC.

· TRABALHOS EM GRUPO COM O OBJETIVO DO DESENVOLVIMENTO SOCIABILIZANTE NA OBSERVAÇÃO E RECORRENDO A VÁRIOS TÓPICOS, DA INDIVIDUALIZAÇÃO PARA O COLETIVO.

· JOGOS QUE DESENVOLVAM A ASSIMILAÇÃO DAS PALAVRAS, PROMOVENDO A COMUNICAÇÃO E A EXPRESSÃO EM DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGENS, SEJAM ELAS ORAIS OU GESTUAIS.

· DESENVOLVIMENTO DO IMAGINÁRIO NO TRABALHO REPRESENTATIVO E SUAS ASSIMILAÇÕES, BUSCANDO A INTEGRAÇÃO DAS VÁRIAS FASES.

· UTILIZAÇÃO DA PALAVRA E DA VOZ COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO FUNDAMENTAL, NO DESENVOLVIMENTO AUDITIVO, NA AUDIÇÃO DA SUA PRÓPRIA RESPIRAÇÃO, PARA UM PROCESSO DE RELAXAMENTO INTERIOR E EXTERIOR, AUMENTANDO A CAPACIDADE DA CONCENTRAÇÃO.

Local- Ciranda da Arte

(o endereço e a sala serão comunicados aos inscritos no devido tempo)

Data- 22 e 23 de Agosto de 2008

Horário- manhã e tarde.

Vagas- 15

Valor da inscrição- gratuita

Inscriçoes: artelaria@yahoo.com.br

O resultado e reflexão sobre a oficina será apresentado em sessão aberta ao público no dia 27 de agosto a partir das 15:00 horas para uma reflexão coletiva. Local: Sala 25 na Faculdade de Artes Visuais da UFG. Das 9:00 as 11:00 da manhã

Número de horas previstas: 20 horas.

· Será fornecida declaração de partcipação.


Marcos Pinheiros é arte educador com pós garduaçao em arte-terapia do movimento pela Universidade Moderna – Lisboa


DADOS SOBRE O PROFESSOR MARCOS PINHEIRO


NOME Marcos Antonio André Pinheiro de Souz

CERTIFICADO DE REGISTO

DE FORMADOR CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO

CONTINUA – CCPFC/RFO – 05074/97 – PORTUGAL.

PÓS-GRADUAÇÃO

EM ARTETERAPIA Universidade Moderna – Lisboa

Arte Terapia do Movimento. 2002/2003

REGISTRO PROFISSIONAL N.º 8607 LIV.043 FLS.68V/RJ – Brasil

Rua Francisco de Sá, APT 503

Artista em Espectáculos de Diversões

SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES – N.º 12700

TRABALHOS DESENVOLVIDOS

Teatro na Universidade/SOBEU/RJ. Período: 1980/198; Morte e Vida Severina – Direcção Maria Amarantes; Coro Cabeludo do Circo Voador – Período: 1981/83 - Direcção – Estela Miranda; Teatro e Música; Oficina de Palhaços – Período: 1982/84 – Direcção Mário Telles; Pesquisa de Cantigas de Roda – Teatro na Educação, Recreação e Pesquisa de Teatro Infantil, Teatro do Oprimido (Utilização das Técnicas de Augusto Boal); Festival de Teatro de Rua de Paraty – Período: 08/83 e 08/85 – Oficina de Palhaços; Cantigas de Roda Popular e Teatro do Oprimido; Oficina de Palhaços – Período: Julho/84 – FUNABEM/RJ; Oficina de trabalhos com Crianças Marginalizadas – Trabalho de Arte e Educação no Calendário; Cultural Escolar do Rio de Janeiro; Ballet Hispano Brasileiro – Período: 1984/85 – Direcção Clotilde Ferreira Gomes; Festa de Hispanidade – Festival de Dança Internacional – Festa da Espanha – Movimento Hispânico Brasileiro; Companhia Corpo de Teatro - Período 1985 – Projecto Cenas Cariocas – Apresentação em Praças e Periferias do Rio de Janeiro; Ópera “Bodas de Fígaro” – Período: Novembro/1985 - Coro e Dança – Direcção Ivone Zita E. Lima. Regente Maestro Roberto Duarte. – Orquestra Sinfónica Da Escola de Música UFRJ; Companhia Corpo de Teatro – Período: Janeiro, Fevereiro, Março/1986 – Projecto Cenas Brasileiras – Coluna Voadora do Circo Voador – Vitória -ES, Itabuna -BA, Petrolina- PE, Terezina- PI, São Luís do Maranhão –MA. Oficina de Teatro – Passagem da Linguagem e Pesquisa de Teatro de Rua – Formação de Novos Grupos – Levantamento da Cultura Popular. Apresentação em Praças, Periferias, Circo, Teatro, Congressos; Companhia Corpo de Teatro – Período: Abril/86 – Veja o Rally – Itamonte – MG – Oficina de Teatro e Apresentação; Companhia Corpo de Teatro – Período: Abril e Maio/86 – Cenas Brasileira – Brasília, DF. ; Companhia Corpo de Teatro – Período: Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro/86 – Cenas Brasileiras – Apresentação em Praças, Circo, Periferias, Seminários e Congressos. Trabalhos com Meninos de Rua. Exposição de Fotografias de Trabalhos Realizados Local Casa Raimundo Cela; Companhia Corpo de Teatro – Período: Outubro/86 – Nação do Cariri – Crato, Juazeiro, Barbalha/CE. Oficina de Teatro, Pesquisa e Levantamento Cultural da Região. Apresentação em Comunidades, Praças, Clubes, APAI, Debates sobre Arte Popular. Exposição de Vídeo e Fotografias. Trabalhos Dirigidos para crianças; Companhia Corpo de Teatro – Período: Novembro a Janeiro/87 - Cenas Brasileira – Maceió/AL Apoio UFAL- Universidade Federal de Alagoas. SECULTE – Secretaria de Educação e Cultura. FUNTED – Fundação do Teatro Deodoro. Oficina de Teatro, Apresentação nas Praças. Universidades, Congressos, Espectáculos no Teatro Deodoro para Crianças. Levantamento de Teatro na Periferias, zonas Carentes. Companhia Corpo de Teatro – Período: Fevereiro/87 – Cenas Brasileiras. Exposição de Vídeo e Fotografias. Apresentação em Praças – Participação no Congresso da Juventude Socialista. Debate De Linguagem Teatral na Rua; Companhia Corpo de Teatro – Período: Março até Junho/97. – Cenas Brasileiras – Recife/PE; Formação de Grupos – Apresentação de Trabalho na cidade do Cabo e Recife. Trabalho Oficinal; Com a comunidade. Formação de novos Grupos; Exposição de todo o Trabalho realizado no Nordeste - Fundação Cidade do Recife/PE- Julho/98; Colónia de Ferias Brincolarte – Período: Julho e Dezembro/87. Fortaleza/CE. Casa de Boneco do Grupo Folguedo. Desenvolvimento da Criação e Percepção dentro da Arte (A criança e seu Universo); Grupo Sem Nome – Período: Agosto/Setembro/87 – Fortaleza/CE. Teatro de Bonecos. – As Aventuras

Do Coronel Djavunda. – As Flores e Plantas do Bitinho (infantil). Marcos Pinheiro/Isabel Vasconcelos; Projecto Zona Cultural Período: Julho/87- Parque do Cocó Fortaleza/CE- Trabalho de Corpo e Integração ao meio Ambiente; Icarai Clube de Veraneio – Período: Setembro a Fevereiro /88 – Coordenação Cultural – Icarai/CE Desenvolvimento de trabalhos de Expressão Dramática e movimento para crianças. Apresentação Semanal de programas criativos; Creche Escola Alternativa – Período: Fevereiro a Julho/88 – Fortaleza/CE. Prof. Expressão Drama. Ed; Gravação do Comercial Casas Pernambucanas – MPM – Fortaleza/88;Creche Escola Sementinha – Período: Março a Junho/88. Fortaleza/CE – Professor de Expressão Dramática; Escola Vila – Período: Abril a Julho/88.Vivência Infantil Lazer e Aprendizagem Fortaleza/CE. Organização e Produção de Cursos Extra Curriculares para Professores do Ensino Básico; UFCE – Universidade Federal do Ceará Período: 1º semestre/88. Trabalho de Expressão Dramática para o Curso de Economia Domestica; Escola Vila – Período: Março a Junho /88- Fortaleza/CE. Técnicas de Expressão Dramática na Educação para Professores e Auxiliares.

Portugal

Escola de Dança do Conservatório Nacional Período: 1989 ate hoje – Lisboa. Professor de Expressão dramática na Educação/Movimento Criativo. – Participante do – Conselho Pedagógico até 1994. - Direcção de turmas até hoje. Organização de Eventos Escolares para Alunos. Participação de Espectáculos. Aulas Públicas Periódicas em todos os anos Lectivos; Ginásio Hot Body – Período: Dezembro a Fevereiro/91 – Professor de Expressão Corporal. Lisboa; Escola Em Palco – Período: 1993 – Teatro da Malaposta – Ateliers de Animação; Vacaria Prodigiosa Período: Janeiro a Julho/92- Sacavém Direcção de Espectáculo “Selva Virgem” Sátira Poética. (Cómico – Dramático). – Participação na Segunda Mostra de Teatro Sintra; Associação da Creche Ester Jan. – Período: Outubro/1990 a Julho/1993- Lisboa – Professor de Expressão Dramática e Movimento; Acção de Formação para Professores e Alunos – Período: 1992 até o ano lectivo 1996/97. Câmara Municipal de Loures – Conselho de Santo Antonio dos Cavaleiros. EXPRESSÃO DRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Aulas Públicas em todos os anos de realização do Projecto. Uma aula por período; Companhia Nacional de Bailado – Período: 1992/1993 – Expressão Teatral e Movimento. (ESCOLA); Encontro Mundiais de Casais – Período: Julho/94 – Fátima – Encenação dos Evangelhos: Génesis “A criação do Mundo” e Profeta Ezequiel “ Ressurreição do Ossos” . Trabalho realizado com alunos da casa Pia de Lisboa; Abertura da II Jornada Pedagógica de Educação Ambiental – Período: Janeiro/85 – Colégio Marista – Lisboa. Trabalho dos Alunos da Escola Maria Veleda, Participantes do Projecto Expressão Dramática na Educação; feira do Ambiente de Vila Franca de Xira – Período: Março/95. - Projecto Expressão Dramática na Educação – Alunos da Escola Maria Veleda – Santo António do Cavaleiros; Abertura do Ano Lectivo 1995/96 – Loures – Projecta Expressão Dramática na Educação. Mostra do Projecto de Formação de Professores em Expressão Dramática na Educação Promovido Pela Câmara de Loures; Educação e Desenvolvimento Local – Período 19 a 22 de Novembro/96 – Loures – Participação do Projecto envolvendo Alunos e Professores; Mostra de Exposição de Fotografias e Trabalhos de todo o Projecto Realizado em Santo Antonio dos Cavaleiros. Apresentação de Trabalhos dos Professores e Alunos envolvido no Projecto Teatro do Bombeiros de Loures Julho /97; Abertura do Ano Lectivo 1997/98 de Sintra. – Jornadas de Sensibilização a Expressão Dramática; JORNADAS PEDAGÓGICAS – Direcção Regional de Lisboa – SPG; Sensibilização as Técnicas de Expressão Dramática na Educação – 2º,3ºCiclose Secundário. 06.0398 – SPGL (Sede); CERCI – LISBOA – Cooperativa para Educação e Reabilitação de Crianças inadaptadas, C.R.L; Expressão Dramática na Educação – ano lectivo 1998/99; Conselho Cientifico Pedagógico da Formação Continua – Acções de Formação para professores do Ensino Básico e Secundário; Centro de Formação João Soares nós anos 1999, 2000, 2001. Comunicação Expressiva na Sala de Aula/Expressão Dramática e Metodologias. Centro de Formação do SPGL – Lisboa – Comunicação Expressiva na Sala de Aula, Jornadas Pedagógicas de Expressão Dramática, 1998/ 2002. Formação para Professores da Primária no âmbito das Técnica de Expressão Dramática, Colégio São Vicente de Paulo, 1999/2000; Orientação de Estágio - Metodologia da Expressão Dramática, Centro de Formação João Soares, 2000. Professores da Escola São Vicente de Paula. Orientação e coordenação das técnicas teatrais e jogos para professores do 1º e 2º ciclo no colégio São Vivente de Paulo. 2004/2005. Professor de Expressão Dramática e Responsável pelo Grupo de Teatro “GTI” – Colégio São João de Brito. 2000 Até hoje. Montagem de espectáculos: Auto da Cores, Auto da Barca do Inferno “Gil Vicente, Retratos De Uma família Portuguesa “ Miguel Rovisco” Rovisco”. Médico à força, Molier, O Segredo da Abelha, Fabula, Lionoar no pais sem pilha, A surpresa do Amor, Marivox, Sherlool, Ferias desportivas do Colégio São João de Brito – Actividade Artimanha das Artes, desenvolvimento de Teatro infante juvenil desde 2000, até hoje.,.A Farsa de Inês Pereira “Adaptação”, A Muralha da China “ Max Frisch, Repertório Infantil dos Contos Tradicionais e Lendas. Auto da barca – Gil Vivente; O Colar – Sofia de Mel Bryner O Bojador - Sofia de Mel Brayner - Adolescentes – texto e criação colectiva. Leitura e dinâmica teatral através dos jogos lúdicos. A ranha – Escola Secundaria Luís de Camões – representação e direcção de trabalhos com alunos do Secundário – 2006/2007; Projecto Brincando com as Artes. Trabalho para 1º e 2º Infância, Colégio São João de Brito, colaboração da Professora Teresa Santos. Artimanha da Artes – Trabalho infanto-juvenil – 2003/2003 meses de Julho, Colaboração da Prof. Teresa Santos e Ana Bacalhau. Sofia Venceslau; trabalho de várias técnicas: música teatro e dança. Montagem de espectáculo. Professor de Expressão Dramática na Escola de Dança do Conservatório Nacional, desde o ano lectivo de 1989/99 até hoje.


EXPRESSÃO DRAMÁTICA UMA METODOLOGIA PARA DESENVOLVER CRIATIVAMENTE A APRENDIZAGE.

1. DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO

EXPRESSÃO DRAMÁTICA UMA METODOLOGIA PARA DESENVOLVER CRIATIVAMENTE A APRENDIZAGEM.

2. RAZÃO JUSTIFICATIVA DA AÇÃO: PROBLEMAS/ NECESSIDADE DE FORMAÇÃO.

PARTINDO DO PRINCÍPIO QUE A CRIATIVIDADE É UMA LINGUAGEM EM DESENVOLVIMENTO DAS VÁRIAS FORMAS DE APRENDIZAGEM, E QUE NELAS SE ENCONTRAM OS VÁRIOS MODELOS DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E LÓGICO, A ESCOLA PASSA A SER TRANSFORMADA NUM LUGAR DE PRAZER, RENOVAÇÃO E MODIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTOS.

COMO PONTO PRINCIPAL, O PROFESSOR TEM UMA NECESSIDADE CONSTANTE DE RENOVAR SUAS METODOLOGIAS PARA QUE, NO DESENVOLVIMENTO DAS SUAS FUNÇÕES, SEJAM CRIADOS HÁBITOS DE UMA PESQUISA INDIVIDUAL E COLECTIVA.

É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR TENHA EM MENTE QUE TODO JOGO TEM UM FACTOR AUXILIAR NA APRENDIZAGEM, QUE O SEU PROGRAMA PEDAGÓGICO PODE ESTAR RELACIONADO COM VÁRIAS DESCOBERTAS.

CARÊNCIAS OBSERVADAS:

- DESENVOLVIMENTO DA LUDICIDADE /APLICABILIDADE PEDAGÓGICA

- DESENVOLVIMENTO MOTOR /COORDENAÇÃO /RITMO/AUDIÇÃO

- CONCENTRAÇÃO

- DESENVOLVIMENTO ORAL/LINGUAGEM CRIATIVA

3. DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO


- PROFESSORES/EDUCADORES

4. RESULTADOS ESPERADOS: RESIGNIFICAÇÃO DE PRÁTICAS E PROCEDIMENTOS E/OU PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS.

MUDANÇA DE PRÁTICA E MELHORIA DA SUA APLICABILIDADE PEDAGÓGICA, RELACIONANDO E ORIENTANDO O SEU PROGRAMA COM A EXPRESSÃO DRAMÁTICA DE UMA FORMA AGLUTINADORA.

A UTILIZAÇÃO E PRATICIDADE DE VÁRIOS MATERIAIS NO JOGO LÚDICO E NO ENSINO CORRENTE.

APRENDIZAGEM DAS DIFERENTES TÉCNICAS E SUA UTILIZAÇÃO NAS RENOVAÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL PARA O COLECTIVO.

APRENDIZAGEM SOCIALIZADORA

5. CONTEÚDOS DA ACÇÃO.

DESENVOLVIMENTO DA: ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO, COORDENAÇÃO, RELAÇÃO, IMAGINAÇÃO, INTUIÇÃO, ETC.

TRABALHOS EM GRUPO COM O OBJECTIVO DO DESENVOLVIMENTO SOCIABILIZANTE NA OBSERVAÇÃO E RECORRENDO A VÁRIOS TÓPICOS, DA INDIVIDUALIZAÇÃO PARA O COLECTIVO.

JOGOS QUE DESENVOLVAM A ASSIMILAÇÃO DAS PALAVRAS, PROMOVENDO A COMUNICAÇÃO E A EXPRESSÃO EM DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGENS, SEJAM ELAS ORAIS OU GESTUAIS.

DESENVOLVIMENTO DO IMAGINÁRIO NO TRABALHO REPRESENTATIVO E SUAS ASSIMILAÇÕES, BUSCANDO A INTEGRAÇÃO DAS VÁRIAS FASES.

UTILIZAÇÃO DA PALAVRA E DA VOZ COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO FUNDAMENTAL, NO DESENVOLVIMENTO AUDITIVO, NA AUDIÇÃO DA SUA PRÓPRIA RESPIRAÇÃO, PARA UM PROCESSO DE RELAXAMENTO INTERIRO E EXTERIOR, AUMENTANDO A CAPACIDADE DA CONCENTRAÇÃO.

6. Calendarização

6.2.1. Período de realização da acção: 18 de Agosto de 2008 a 20.08.08

6.2. Número de horas previstas: 20 horas.

7.
Valor :

100 Reais horas aula.

Trabalho registrado na Sociedade Portuguesa de Autores.

EXPRESSÃO DRAMATICA NA EDUCAÇÃO

FORMADOR:

MARCOS PINHEIRO

DADOS PESSOAIS

NOME Marcos Antonio André Pinheiro de Souza

FILIAÇÃO Pedro André de Souza e Maria Pinheiro de Souza

NASCIMENTO 07 de Outubro de 1957

NATURAL Brasil

ESTADO CIVIL Solteiro

RESIDÊNCIA Rua Bernardim Ribeiro, n.º 12/3ºEsquerdo - Lisboa - 1150-071– Portugal

TELEFONE 213 524 3 27/ 96 67 38 789

MAIL baianopinheiro@hotmail.com, mpinheirosouza@sapo.pt , bapinheiro2000@yahoo.com.br

DOCUMENTAÇÃO

CERTIFICADO DE REGISTO

DE FORMADOR CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO

CONTINUA – CCPFC/RFO – 05074/97 – PORTUGAL.

PÓS-GRADUAÇÃO

EM ARTETERAPIA Universidade Moderna – Lisboa

Arte Terapia do Movimento. 2002/2003

REGISTRO PROFISSIONAL N.º 8607 LIV.043 FLS.68V/RJ – Brasil

Rua Francisco de Sá, APT 503

Artista em Espectáculos de Diversões

SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES – Nº 12700